domingo, 21 de setembro de 2008


Dia 21 de setembro, celebramos o Dia Mundial do Alzheimer. Um dia para refletir e conscientizar-se sobre a doença e os milhões de portadores e familiares afetados por ela mundo afora.
A data, não oficial, foi instituida em 1994 durante um congresso realizado na Escócia. A celebração do dia tem por objetivo conscientizar a população em geral sobre a doença, bem como chamar a atenção de governos e sociedade para esta verdadeira luta que é o combate a doença de Alzheimer.
O que você faz em prol do combate a doença ? Se você pensa que para lutar contra o Alzheimer é necessário se juntar a associações, participar de passeatas e tornar-se um cuidador engajado, está redondamente enganado. O combate à doença começa aí mesmo, em sua casa!Enfrentar o Alzheimer é sobretudo uma prova de amor.
Prova de amor familiar, amor fraterno, prova de que o seu carinho e afeto por seu velhinho está acima do bem e do mal, acima de todas as dificuldades trazidas pelo ato de cuidar.
Enfrentar a doença é fazer com que o idoso esteja saudável, confortável e acolhido em um lar. Enfrentar a doença é ajudar ao próximo, compartilhando experiências e aliviando a si mesmo da sobrecarga do dia-à-dia.
Enfrentar a doença é ser capaz de admitir que você não pode passar por tudo isso sozinho e precisa de ajuda. É permitir-se pequenos luxos como uma escapadela no meio do dia para ir ao cinema e recarregar as baterias.
Combater a doença é saber que pequenos atos como esses fazem toda a diferença para quem realmente importa: o seu velhinho.

Nenhum comentário: