segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Através de muitas pesquisas, sabe-se que filhos únicos não têm, de maneira alguma, aqueles defeitos que antigamente as pessoas lhes atribuíam. Filhos únicos não são necessariamente mimados, sabidos ou, no pior dos casos, socialmente incopetentes porque, hoje a toda criança são oferecidas oportunidades de ter experiências em grupos e de conhecer intimamente, através de amizades, outras criançcas e as suas famílias. Assim, uma criança não precisa ter irmãos para aprender a agir de maneira socialmente competente.
.... Mas, caso tenha irmãos, esses serão pessoas marcantes por toda a vida e isso não dependerá da influência e desejos dos pais. Suponhamos que seu primeiro filho seja uma menina. Quando nascer uma segunda criança, a vida dessa menina mudará de maneira incisiva. Se, por exemplo, a segunda criança for outra menina, o perigo de uma situação de concorrência entra as duas será grande, especialmente nos casos em que a diferença de idade for menor que três anos. Crianças do mesmo sexo precisam se diferenciar um da outra perante os pais e, em geral, acontece naturalmente que elas assumam papéis diferentes.

A primeira criança talvez seja “a sensata”, então a segunda terá dificuldades em ser sensata também ou mesmo em fazer prevalecer essa caracerística. Talvez passe a ser “a fofa”, ou “a trevida”, ou “a esportiva”. Essa distribuição de papéis é normal e ninguém pode evitá-la totalmente. Mas se vocês, como pais, conhecerem essa problemática e estiverem conscientes do papel que vocês atribuíram à priemira criança, poderão lidar melhor com isso e reagir à altura aos desafios e problemas. De jeito algum vocês poderão colaborar para fixar as características atribuídas, fazendo observações nesse sentido.


(Fonte: Livro Criando Meninas, escrito por Gisela Preuschoff)

Já tinha lido esse livro - quando só tinha Natália - e ontem decidi dar uma folheada nele e me deparei com textos ótimos, dicas saudáveis que já tinha esquecido; para quem nunca leu, recomendo, pois é um livro realista, ou seja, não traz aquelas "dicas" e "sugestões" impossíveis de serem postas em prática (acho que todo mundo já leu livros assim, que na teoria são lindos, mas na prática, não têm aplicabilidade nenhuma)

Xeros

Nenhum comentário: