quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A BOA MÃE E O BOM PAI

Recebi esse texto da minha sogra e resolvi dividí-lo com vocês!


A BOA MÃE E O BOM PAI
A boa mãe e o bom pai são aqueles que vão se tornando desnecessários com o passar do tempo.
Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase e ela sempre me soou estranha.
Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno e paterno de querer colocar a cria embaixo da asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos. Uma batalha interna hercúlea, confesso. Quando começo a esmorecer na luta para controlar a super-mãe e meu marido o super-pai que todos temos dentro de nós, lembro logo da frase, hoje absolutamente clara. Se nós fizemos nosso trabalho direito, temos que nos tornar desnecessários.
Antes que alguma mãe ou pai apressados venha me acusar de desamor, preciso explicar o que significa isso. Ser 'desnecessários' é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência dos filhos, como uma droga ao ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também.
A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical, como bem resumiu a psicóloga e educadora Lidia Aratangy no artigo 'maternidade, liberdade, solidariedade'.
A cada nova fase, uma nova perda e um novo ganho, para os dois lados, pais e filhos. Porque o amor é um processo de libertação permanente e esse vinculo não para de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo.
O que eles precisam é ter certeza de que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.
Pai e Mãe - solidários - criam filhos para serem livres.
Esse é o maior desafio e a principal missão.
"Ao aprendermos a ser 'desnecessários', nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar."
Com certeza as divagações não servem muito para os avós... Que tem a missão de estragar tudo isso.

Um comentário:

Unknown disse...

Este texto é muito bom. Faz a gente refletir sobre como estamos educando nossos filhos. Bjs.